A Borboleta - Simbolismo na Psicologia
- Lilian Garcia
- 8 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Para os gregos, a borboleta representava a existência da transformação. Além da imortalidade humana. Já que a borboleta é delicada, os gregos a associaram ao sopro da vida e alma.
Segundo historiadores, a borboleta na Psicologia tem ligação com Psiquê, a deusa grega da mente. Isso porque Psiquê representa a inteligência, o conhecimento e a esperteza. Além disso, ela representa a forma de borboleta da alma humana.
Então, os gregos retratam Psiquê como uma mulher com grandes asas de borboleta. De acordo com a mitologia, esta deusa tem uma história marcada por desafios e paixões, pois queria purificar sua alma. Isso porque Psiquê tinha o objetivo de viver uma vida mais feliz e tranquila ao lado de Eros, seu amado.
Eros e Psiquê
Sendo assim, a borboleta na Psicologia surgiu por causa do mito de Eros e Psiquê. Nessa história, Psiquê era tão linda que atraía olhares masculinos. Por isso, a deusa Afrodite a invejava. Então, Afrodite ordenou que Psiquê fosse assassinada, mas Eros salva a jovem.
Contudo, Eros é o filho de Afrodite e ficou apaixonado por Psiquê. Após a confusão, eles viveram juntos em um castelo. Entretanto, a jovem não deveria ver o rosto dele. Mas, tentada por suas irmãs e pela curiosidade, Psiquê descumpre o trato e vê o rosto do amado.
Então, Psiquê queimou o rosto de Eros assim que aproximou a vela acesa para enxergá-lo melhor. Como consequência, Eros abandona a amada, tanto decepcionado, quanto furioso. Ainda que Psiquê sentisse arrependimento, Afrodite não poupou a sua ira contra ela.
Os desafios de Psiquê e sua relação com a borboleta na psicologia
Portanto, Afrodite jamais facilitaria a vida de Psiquê. Isso tudo por causa da tristeza que seu filho Eros sentia. De modo semelhante, a jovem demonstrava arrependimento e tristeza. Contudo, Afrodite buscou vingança e lançou diversos desafios a Psiquê. Mandou a jovem para o submundo; a fez batalhar contra o demônio Cerberus; viajar com Charon, o guia das almas; ir com Hades até Perséfone, a fim de conseguir a beleza que ela mantinha em uma caixa.
Já que Psiquê era inteligente e determinada, conseguiu vencer todos os desafios. Porém, não conseguiu realizar o último. Isso porque, quando Psiquê abriu a caixa, caiu numa armadilha, foi tomada por um sono profundo. Contudo, Eros e o amor que eles sentiam puderam acordá-la do encantamento.
Então, Afrodite reconheceu o amor entre eles. Por isso, também festejou no casamento do seu filho.
Desse modo, para presentear a inteligência e coragem extraordinárias de Psiquê, Zeus lhe concedeu imortalidade.
Assim, Psiquê foi consagrada a borboleta. E é por isso que a borboleta é considerada um símbolo de crescimento e transformação.
Comments